quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Solidariedade de asas

Um passarinho desses bem pequenos entrou na minha varanda. A primeira vez que o vi achei que fosse um filhotinho de bem-te-vi. Fiquei encantado, só que notei que ele não cantava. Achei que fosse por causa da sua pouca idade. Poucos dias depois, quando meu tio Pradinho, um notório conhecedor de aves, esteve lá em casa, fiquei sabendo que o pequeno pássaro não é um bem-te-vi e sim um autêntico caga-sebo. Achei o nome engraçado e fui pesquisar sobre. Descobri que o nome científico é Todirostrum poliocephalum e que também é conhecido como Sebinho ou Teque-teque.
Hoje, um deles entrou e não conseguiu sair. Ficou apavorado, batendo asas e indo contra ao vidro que separa a varanda da liberdade. Do outro lado da janela, pousado em um dos galhos do ipê, estava outro caga-sebo. Este observava a árdua luta do amigo para sair do “cárcere”. Dava até para ver a expressão preocupada da pequena ave. Abri bem as janelas e fiquei esperando que o bichinho saísse. Não demorou muito para que ele encontrasse a liberdade. Os dois amigos voaram rápido dali, por entre os galhos do ipê. Provavelmente não voltarão mais. Talvez voltem, trazendo outros amigos para ajudarem na saída.
É, parece que em matéria de solidariedade, temos muito que aprender com os caga-sebos.



Daniel Rubens Prado.
A vida passa voando.
Imagem: Bird on a Ledge,
From Pompoii National Archaeological Museum.

2 comentários:

Ewerton Martins disse...

Pássaros têm muito a nos ensinar.

Tenho um cartão anotado em minha mesa há umas boas semanas, onde escrevi, bêbado, certo dia:

- Pássaros cantam sem ser com um objetivo-função?

Não sei porque a dúvida me tomava, tampouco porque era tão importante encontrar a resposta ao ponto de eu anotar a dúvida e deixá-la visível sobre a base do monitor.

Todos os dias olhos olho o cartão com a dupla perplexidade: por ainda não saber a resposta e por ainda não saber (apesar de desconfiar) do porquê a busco.

Adriana Godoy disse...

que bonito, buda! beijo