terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Alegre ou triste?




Numa das tantas reuniões com os parceiros de eutanásia, há algum tempo, eu e nosso grande amigo e guitarrista Eugênio tocávamos violão. Descompromissadamente ébrios. A tal ponto, que nos faltou idéia para a próxima música. Indecisos, Eugênio me indagou em voz levemente alta:
- Alegre ou triste?
Enquanto tentava pensar na resposta, Daniel, nosso irmão e mentor, do outro lado da casa, antecipou-se, num grito clamoroso: - Trisssssssste!
Diante dessa capacidade de nos deliciarmos com a beleza contida em certo tipo de tristeza, decidimos, a partir daí, refletir sobre quais seriam as músicas mais melancólicas já compostas por alguém.
Claro que tal julgamento é subjetivo. Depende da experiência de cada um com cada música. Não tivemos coragem de ordená-las, mas chegamos a um resultado. Uma coisa é certa: todas elas são maravilhosamente tristes. Tal como morrer nos braços da Jennifer Connelly.
São elas: Someone to Watch Over me, de George/Ira Gershwin (escute na voz da Ella Fitzgerald); Ária na quarta corda (Bach); Sonata ao Luar (Beethoven) e Canto Triste (Vinícius de Moraes/Edu Lobo).
No mais, uma feliz tristeza para todos nós.



Fred Tonucci,

Imagem: Lone Musician,

de Vincent Alcarese.

2 comentários:

fredtonucci disse...

Jon Tonucci, poeta... dois anos após sua deixa, entramos na prosa do seu primo Fred e ouvimos juntos, ele, BG e eu, Strange Fruit, pela Billie. Nós, junto a uma segunda-feira... ela ainda ficou mais... maravilhosamente triste.

Bela música...

Daniel Rubens Prado.

Paty Tavares disse...

quero escuta-las com vcs :)