quinta-feira, 5 de julho de 2007

Nem só de cachaça vive Mafalda


Mafalda perambula pelo centro da cidade. Vejo-a todos os dias, caminhando em passos curtos e com dificuldade. Um dia desses me disse que se tornou mendiga há sete anos. Não quis perguntar o motivo. Mas, pelo que sei, o ódio pelo ex-marido cresce a cada dia.
Mafalda aparenta 60 anos de idade. Mas, deve ter menos. Os olhos claros não escondem a tristeza e a solidão de quem vive pelas ruas. Vaidosa, pinta os cabelos de vez em quando. Mas hoje, chegou com cabelo bicolor e sentindo mais dores.

Rugas espalhadas pela cara inchada, costuma usar camisas largas, por causa da barriga que não pára de crescer. Vive atrás de documentos e direitos. Sem medo, luta. Está sempre em alguma ouvidoria, ministério, procuradoria. Já ameaçou ir andando até Brasília, para falar com o presidente. Mesmo que o ilustre líder tenha, um dia, sido pobre, duvido muito que ele a receberia.

Sempre que converso com Mafalda fico sabendo de alguma má-criação de sua filha Tereza. Parece que Mafalda ama muito essa menina, mesmo tendo ela mergulhado na ingratidão. Com o estômago fraco, alimenta-se de fé. E adora uma cachaça.
- Comida ninguém dá. Cachaça de graça, encontro em qualquer bar - diz ela, dando gargalhadas, descalça e malandra na calçada da Avenida Amazonas.

Hoje, Mafalda chegou falando baixinho. Com calma e o olhar distante, me disse que vai morrer. Eu lhe pedi calma. Ela logo respondeu:
- Ninguém tem calma de estômago vazio.
Calei-me.

Daniel Rubens Prado.
Outono de 2007.
“A gente vai levando”.
Imagem: Bandeira do Brasil Real.
Autor desconhecido.

4 comentários:

Anônimo disse...

aiaiai, Dandan.

me enche de um tudo, vc e seu jeito, só seu de olhar, perceber e interagir com o mundo.

beijo com saudade


Val

Anônimo disse...

OLÁ!
Este eu já li pelos cantos da ouvidoria... ainda o tenho comigo entre minhas pilhas de papel sagrado... É um texto muito bom! E por falar nisto: a Mafalda aqui esteve hoje?

Tem um texto novo, ou melhor, mofo no meu flog... é de sexta-feira ainda (IN cômoda Solidão)... dáuma olhada lá!

Até!

Anônimo disse...

Fico imensamente feliz com suas doces palavras. Que bom que gostou do blogue. Espero sua visita mais vezes.

Abraços e paz!

Daniel Rubens Prado.

Unknown disse...

Oi Daniel! Precisamos exatamente disso:encontrar onde mora a simplicidade,criatividade e a vontade. Parece que voc� encontrou esse lugar!
Me emocionei.
Ponto e retic�ncias...
Izabela.