quarta-feira, 23 de maio de 2007

"Une saison en enfer"

Pois, de repente, dei de cara com um livro de um escritor, até ontem, desconhecido por mim. "Rimbaud e Jim Morrison – Os Poetas Rebeldes", do norte-americano Wallace Fowlie, professor emérito de literatura francesa da Universidade de Duke, na Carolina do Norte é uma porta aberta para duas temporadas no inferno. Em 1968, o poeta do rock Jim Morrison escreveu para Wallace agradecendo pelas traduções da "Obra Completa de Rimbaud" para o inglês. Fã confesso da poesia do rebelde francês, Jim disse que levava a edição do livro para onde fosse com sua banda. No livro, Fowlie fala dos dois poetas dionisíacos, partindo de uma breve história de como ele foi de Rimbaud a Morrison até a influência do poeta francês nas letras e na vida do legendário roqueiro.
Fã de The Doors e do poeta Jim desde garoto, comecei a me interessar por poesia escrita aos 17 anos, quando me apaixonei por uma menina no colégio. Na época, ela era muito mais que uma Pamela Courson (Mulher de Jim). Então, precisava chamar a atenção dela de algum modo. Arrisquei alguns versos e, quando menos esperava, após declamá-los olhando para seus olhos, estava vivendo um romance. Acabou sendo um romance bem rock’n’roll, com direito até ao ódio ferrenho de seus pais.
Desde então, a poesia tomou proporções inimagináveis na minha vida, que passa longe de ser apenas uma "arma" para a conquista. Passei a me interessar cada vez mais por poetas e seus mundos ímpares. Pelo gosto pela poesia, sempre fui surpreendido por dicas de amigos, como a do Seu Tarcísio, pai do Fred, que me indicou a leitura de "Uma Temporada no Inferno", de Jean-Nicolas Arthur Rimbaud. Ele disse que eu iria gostar. Palpite feliz! Tiro certo! Adorei "Uma Temporada no Inferno" e outras coisinhas de Rimbaud que acabei achando pela Internet.
Por isso e por outras, fiquei surpreso ao me deparar com "Os Poetas Rebeldes", de Fowlie. Fiquei tão empolgado que acabei comprando mais dois livros para presentear dois compadres meus. Com as devidas dedicatórias, os entreguei já à espera do certeiro sorriso. Ao ler o livro, ainda resgatei uma rebeldia incontida que não experimentava desde os meus bons anos 90 onde, entre um trago e uma dose, cantava baladas como "Break on Through", aos berros, junto a Jim e meus comparsas.


Daniel Rubens Prado,
Outono de 2007.
"O poeta torna-se vidente através de um longo desregramento de todos os sentidos" Rimbaud

Nenhum comentário: